10 de fevereiro de 2015

Fanfic sem Pré - Conceito #Parte1



Docinhos,não falei que voltaria essa semana??? Promessa é dívida! Eis-me aqui! E hoje vim especialmente falar de algo que vi no Facebook mais cedo em um dia dessa semana. Então criatura querida que estava nesse rolo e agora está lendo munha matéria saiba que fiz isso para não prolongar o assunto e colocar minha opinião e o pouco que conheço no lugar certo: meu cantinho de falar o que posso e não posso, mais conhecido como Blog. Alguém havia postado que não aguenta mais ouvir falar de 50 Tons de Cinza e que não gostou do livro. Velho, parei para ler os comentários porque concordo com ela e também porque parecia já uma novela do tanto que comentaram. Como não sou curiosa, tá não muito, um tiquinho só,ok sou curiosa, parei para ler os comentários e ali no meio vi umas pessoas meio confusas com o que seria fanfic, até chamando esse (esta,isto,este...hein?vocês entenderam!) de plágio, enquanto uma falou algo que é verdade, uma grande maioria de pessoas não sabe o que é, leitores inclusive. Por isso estou aqui! Passei muito, mais muito tempo lendo fanfic do tipo virar final de semana, noite, madrugada, lendo uma atrás da outra. Então quero compartilhar o pouco que sei com vocês, o pouco que já li, pesquisei... Preparados? Então #SigamMeOsBons!



Bem, para quem leu a matéria anterior e deve estar pensando o que estou fazendo da vida, venho explicar que dividi essa matéria em três. ela havia ficado muito longa e cansativa, então para explicar melhor sem cansar tomei essa decisão. Hoje, vou falar um pouco sobre o que é fanfic, o que eu penso sobre fanfic e plágio, e por aí vai...
Fanfiction vem do inglês: Fan ( fã mesmo sabe) + Fiction (ficção) = ficção criada por fãs. Na base o que isso significa? Simples, seria uma história não real criada por alguém que lê, é leitor, ou gosta de música, anime, novela,série, e não é um escritor dessa área. No duro, qualquer um pode escrever. Fanfics, às vezes são histórias que inventamos em cima de existentes. Vamos a um exemplo? Eu li Jogos Vorazes e não gostei do final (pura verdade) e num surto de doidura escrevo o que teria acontecido entre o último capítulo e o epilogo. Escrevi para mim, tudo bonitinho, lindo. Ai veio um amigo meu, mexeu no meu pc e achou que minha fic ficou muito boa e que eu devia compartilhar com os fãs de THG. Ok. Procuro um site próprio e vou postando por capítulos lá. Até aqui você vai concordar comigo que não é plágio porque estou escrevendo de fã para fã. A partir do momento que eu digo 'vou mandar para um editora' se torna plágio, porque a obra que usei como base não é minha. Diferente,né?
Eu gosto de fic pelo simples fato de ser algo mais impessoal, ali é um fã meio doido de algo escrevendo para outro mais doido ainda. Ali tem a interação, tanto que em fanfics onde se acrescenta um personagem que não existia na história original é comum fazer uma votação entre os leitores para a escolha do nome. Há a brincadeira de chamar quem lê e não comenta de fantasma. Há as fanfictions de entrevistas com personagens onde é possível cada um mandar sua pergunta.
Também existem aqueles que escrevem suas próprias histórias e só usam os personagens que já existem ou ainda tem os que escrevem as 'originais' onde tudo, tudo mesmo, que foi escrito veio de sua cabeça. Os escritores são chamados de ficwriter ou fanfiqueiro (acredite em mim ou não já vi esse termo antes só não lembro onde senão colocava o lugar), prefiro o primeiro, o segundo sei lá, é meio brasileiro de ser...rsrsrs



O  universo fanfiction é algo rico, grande... Vou tentar deixar todas as matérias o mais curto possível para não cansar ninguém. Então por hoje é só, mas na próxima semana vamos falar de termos usados em fanfics! Beijinho!!!

Fanfic e trecho dela recomendados hoje:
 "Olho para Iris. Ela está olhando para todas as direções possíveis, analisando o novo mundo. Suas pálpebras estão levemente comprimidas, e percebo que isso se deve ao sol fraco que atinge os seus olhos.
– Desculpe. – murmuro para ela, pairando minha mão sobre sua face, fazendo sombra sobre seus pequenos olhos. Suas feições relaxam e ela continua olhando ao redor.
– Porque ela faz isso? – pergunta Peeta.
– Eu não sei, acho que ela está tentando absorver tudo isso.
– Ela é mesmo muito curiosa. – ele comenta.
– Parece que sim. Você acha isso muito interessante, não é Iris? – ela me ignora, e agora, parece particularmente interessada na velha mula.
– Aparentemente, sim. – Peeta ri.
– Eu passei por mais de doze horas de trabalho de parto, agoniando, gritando e sofrendo por você, e você me ignora, mas não ligue para mim, vá em frente. – digo e ela o faz. "
Worse Games - Fic Peetniss pós-guerra, na verdade a melhor que conheço nessa categoria de THG.

Um comentário:

  1. Olá Gisa, adorei essa matéria, eu já sabia */- o que era um fanfic, mas seu texto me ajudou a tirar algumas duvidas e não vejo a hora de ler a segunda parte <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim! Porém nada de xingamentos, palavras ofensivas e spoilers. Isso é muito feio! Aceito criticas desde que sejam construtivas! No momento não estou respondendo comentário por um probleminha no lay, mas assim que resolver volto a responder!

Total de visualizações de página