20 de março de 2015

Resenha: O Vale de Elah




Bonjour meus amores! Nessa sexta que demorou, mais chegou, trago a resenha do primeiro livro que li do projeto Livros que Despertam. Vamos falar sobre o Vale de Elah?

Livro: O Vale de Elah - Livro 1 das Crônicas de Adulão
Autor: Carla Montebeler
Quantidade de Páginas: 68 
Editora:  Multifoco
Skoob: aqui
Sinopse: O Vale de Elah - O Vale de Elá começa com as reminiscências do ancião Samá, relembrando seus tempos de combate na construção do Reino de Israel. Quando jovem, a ambição de sua mãe o leva a fugir do povoado onde morava para salvar sua irmã de um casamento imposto e da dívida recorrente da negociação do dote. Ele integra então aos guerreiros que haviam rompido com o rei daquela época, Saul, e aliado a Davi, candidato a sucessor do trono devido a uma profecia. A jovem aldeã Nazaré acompanha seu amado nesta fuga e o trio chega ao vale de Elah, onde são recebidos e integrados à comunidade que vivia na caverna de Adulão. Samá percebe que a vida de pastor de ovelhas havia ficado para trás quando inicia seu treinamento de combate nesse grupo formado de guerreiros descontentes com o sistema em vigor. Devido a sua altura e grande destreza com a espada, logo ele passa a contar com a confiança e amizade não só de Joabe, capitão que treina os milicianos, mas do próprio Davi.O drama de Davi e sua família, os motivos da ruptura entre Saul e seu principal capitão, coincidem com o início da formação da família de Samá. A calma da narrativa desse primeiro tomo esconde um segredo: muito drama, guerras, risos e lágrimas ainda estão por vir. Deixe-se conduzir nas memórias de um homem para ver o descortinar do surgimento de todo um reino através da história desse reino: os hebreus!

 "Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão;e ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens." 1 Samuel 22,1-2

Samah, é um hebreu. Hebreu mesmo, dos tempos antigos do Rei Saul,sabe. Ali naquela época, ele tenta colocar juízo na cabeça da mãe, que só pensa em enriquecer a todo custo, ou na da irmã mais velha para não ficar indo na onda, de proteger sua família e todo o pouco que tinha dos pelos filisteus, cuidando de suas ovelhas, colocando comida na mesa e enamorando a distância a jovem Nazaré. Vida fácil não é,né?! Mas o que ele não imaginava era que de uma hora para outra fosse fugir para um lugar que nem sabia que existia e ali construir uma família e ser um guerreiro.

"Ela sabia que, naquela noite, haveria uma tenda sob as estrelas celebrando um casamento particular, mas nem por isso menos duradouro."

Primeiro, vamos nos situar. Creio que todo mundo já ouviu falar de David e Golias,né? Quem já levanta a mão! o/ o/ o/ \o/ Ótimo, isso é bom. Vou contar o pouco que conheço de maneira fácial, então prestem atenção na tia: David foi escolhido como rei para Israel, mas ele era só um pastor de ovelhas! E exímio tocador! Por tocar bem, começou a fazê-lo para o rei Saul que andava com 'o espírito às avessas' (cá entre nós, acho que era peso na consciência, até porque o Senhor já estava arrumando um outro rei para o povo.) Ele foi mandado também por seu pai levar algo a guerra e vendo o quão humilhados estavam os israelitas que nenhum queria desafiar o gigante Golias, David se encheu de coragem e de Deus e foi a luta. E venceu, óbvio! Depois dessa façanha ficou altamente conhecido, o que não agradou Saul que queria matá-lo por inveja! Ao ser avisado ele fugiu e foi ficar escondido na caverna de Adulão. E ali com ele foi juntando todo aquele que já não tinha mais nada, os endividados, os que não estavam gostando do governo (e não podiam fazer protestos!). Ele os acolheu, se fez capitão e os treinou.

"Eu sempre pensei como meu pai: a solução não estaria num rei,mas, sim na obediência a Yaweh, para que voltássemos a ser senhores na nossa terra e nas nossas casas." (Eh, fiz quase um ano de teologia e essa posso explicar. Se procurarem numa bíblia com tradução legal vai ver que em alguns momentos Deus é chamado de senhor e em outros de Javé. Essa diferença seria porque dois grupos escreveram partes do antigo testamento (ou ele inteiro?) e um desses grupos não acreditava que o nome do Senhor deveria ser posto, outro punha. Originalmente, naquela língua não existia vogais, então seria apenas Jv, Javé para nós ou Jeová para as testemunhas, e no original Yaweh.)

Agora situados, é nesse lugar que Samah, Adaliah e mais uma pessoa (hahaha spoiler aqui não! #FiquemCuriosos!) vão parar. Uma enorme caverna, onde sobrevivem do plantam e colhem, treinam e vivem como se fossem de uma tribo só, e não um de cada uma das doze tribos (quem não conhece é outra looonga história). O que é muito legal. E também não tem todo aquele preconceito sabe, que muitos carregam do tipo quando uma mulher não tem filhos, ali ninguém vai julgá-la e excluí-la. E o que é mais legal é a convivência com os pais e irmãos de David. Assim podemos conhecer através deles mais desse futuro grande rei.

"A realidade é como nós a fazemos, Betuel! E eu farei o meu caminho. Meu pai me deixou um legado que você jamais poderia compreender: honra, honestidade, amor e alegria de viver; reconhecendo a vontade de Yaweh nos passos de nossa jornada. Um homem é mais do que a quantidade de ovelhas que possui."

Apesar de ser bem pequeno (nem cem folhas!), ali conhecemos o Reino de Israel bem no início, como todas a suas lutas, medos. Descobrimos que fofoqueiros existem desde aquela época (velho, ficar olhando briga alheia descaradamente para falar sobre isso depois é fofoca!), conhecemos pessoas afastadas e outras que amam a Deus a cima de tudo. Tem até umas partinhas (bem inhas) românticas que fiquei ainda falando 'que gracinha!', detalhe estava no trabalho! haha E como já falei, a história é curta, mas cada personagem é de um jeito. Tem de todo tipo ali! E tem o Gargalhada que vou adotar e pronto! O cachorro mais fofo!

"Yaweh estava vivo,afinal. Era uma pessoa real e eu podia senti-lo na imensidão dos campos, no brilho das estrelas, na luz da lua... O mais natural para mim era adorá-lo enquanto confiava que Ele dirigia meu destino."

'Mais, tia Gigele, quem não é evangélico pode ler?' Não, não precisa ser protestante! Sendo cristão de qualquer denominação vai entender e gostar muito, até porque sou católica. Mas não sei se os não crentes vão conseguir se situar. A história por trás é muito bíblica, e o livro é como se fosse um conto que não foi escrito na Palavra de Deus! É como se a autora se situasse aquela época e colocasse uns filhos dela lá para contar pra gente como era tudo sobre seu ponto de vista. Mas, se algum não cristão conhecer a história do Rei David ou se interessar para conhecer, por que não?! Fiquem a vontade! É uma leitura leve, rápidex, bem simples que tem por objetivo nos inserir no contexto. Creio que no próximo ela já vai jogar a guerra em andamento agora que já fomos incluídos na época.

Nota

(Excelente) 










E vocês, já leram esse livro? Leram algo parecido? Vão ler? Conte-me, vamos papear um pouco!

18 comentários:

  1. Eu li esse livro, e super recomendo. A autora está de parabéns!
    Gisa, e como você disse, o Gargalhada é muito fofo! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gostoso esse livro,né? Tô pensando em comprar só para minha mãe ler, ela vai adorar! O Gargalhada é demais! Como estou pensando adotar mais um cachorro, vou roubar ele pra mim hahah!
      bjus flora!

      Excluir
  2. Uau! Realmente A M E I essa resenha. Gostei da forma como você colocou tudo. Realmente, parece que a autora vivenciou tudo para nos contar rsrs Parabéns, a resenha ficou maravilhosa, muito gostosa de se ler. E que venham mais livros do projeto S2
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Obrigada Joice! Que linda!!! Opa, estou mega ansiosa para ler o próximo e todos os outros livros do projeto, haha!
      bjus!

      Excluir
  3. Que legal sua resenha! Detalhada e enriquecedora... Uma das coisas que eu mais né impressiono é a quantidade de gente que adota o Gargalhada!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Carla! Fiquei espantada pelo tamanho da resenha haha! E olha que deixei coisa de fora! Seu livro é demais! Ah, o Gargalhada é a fofura do livro! #SimplesAssim
      bjus!

      Excluir
  4. Amei a resenha! Este livro com certeza eu quero ler!
    Parabéns a autora e a você, Gisele, pela resenha tão boa! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Priscila, obrigada linda! A autora está de parabéns mesmo! Leia com toda certeza!
      bjus flora!

      Excluir
  5. Oi Gi!
    Já tinha visto outras resenhas do livro, mas confesso que apesar de todas serem muito positiva, não tive interesse de ler. Quer dizer, não rolou qumica nem curiosidade. Mas quem sabe um dia eu dê alguma chance.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey David, tudo bem?
      Que pena que não chamou sua atenção, quem sabe num futuro então?!
      bjus!

      Excluir
  6. Oi Gisele, bom dia! Esse livro tem uma boa essência, só de ler como você fala sobre o nome de Deus já me deixou com vontade de ler. E realmente à alguns anos aprendi sobre o nome de Deus na minha casa de oração e é isso mesmo. Gostei muito da sua resenha!Beijocas e tenha uma boa semana, até mais!
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola flora, bom dia! Ainda abem que lembrei direito rs, faz muittttoooo tempo que aprendi sobre isso. Obrigada linda, volte sempre!
      Bjus

      Excluir
  7. Nossa, que ótima resenha.
    Acredito que pelo contexto ideológico da obra, não faria meu estilo, mas por sua resenha, fiquei na dúvida, preciso dar uma foleada no livro, que por sinal, não conhecia.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flora! OHHH!
      Isso mesmo, dê uma olhadela no livro, quem sabe não seja o primeiro, ou o único do tipo que você leia e goste?
      bjus!

      Excluir
  8. Oi, flor!
    Achei muito divertido o modo como teceu seus comentários! Haha. :D Sim, conheço David e Golias! *levanta a mão* E achei genial a autora ter produzido um livro romanceando o episódios bíblicos. Eu me senti com sorte, porque já tenho o e-book desse livro. Pretendo lê-lo o mais breve possível. Sua opinião me cativou. ;)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo! leia flora, perde a oportunidade não!
      bjus!

      Excluir
  9. Oi Gi!
    Linda resenha, eu sempre tenho um grande receio de ler obras que abordam algum tipo de religião, mas vc foi bem clara na sua resenha e apesar de pequeninho mesmo, acredito que vale a leitura! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sempre que visito seu blog fico mais encantada com a qualidade de suas resenhas, todas muito bem escritas. Mas preciso confessar que esse livro não me chamou atenção. Embora a premissa seja de um livro bem sensível eu não senti vontade de lê-lo.
    Mas obrigada pela dica de leitura.
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim! Porém nada de xingamentos, palavras ofensivas e spoilers. Isso é muito feio! Aceito criticas desde que sejam construtivas! No momento não estou respondendo comentário por um probleminha no lay, mas assim que resolver volto a responder!

Total de visualizações de página